Um mosquito pode ser nosso herói

Atualizado: 6 de jan.

Em um projeto inédito na cidade de Rio Claro, a ZeM e a Aedes do Bem™ firmaram uma parceria para 2022, trazendo para alguns dos condomínios administrados pela ZeM uma solução inovadora para o controle biológico do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.


Como funciona o Aedes do Bem?


Os ‘Aedes do Bem’ são, na verdade, insetos machos da espécie Aedes Aegypti, uma vez que efetivamente os machos não picam e nem transmitem doenças, o que é feito só pelas fêmeas. Esses machos recebem em laboratório uma característica genética autolimitante desenvolvida pela Oxitec, o que promove o controle populacional do inseto-praga, pois, dos ovos resultantes do acasalamento com as fêmeas presentes no ambiente, só descendentes machos chegarão à fase adulta, reduzindo, assim, as próximas gerações de fêmeas.

Por sua vez, as proles de machos do ‘Aedes do Bem’ continuarão replicando a característica genética de seus antecessores por 7 a 10 gerações, até desaparecerem por completo, o que ocorre em cerca de 13 semanas após a última eclosão, fato já comprovado pela autoridade brasileira em biossegurança - CTNBio.

A tecnologia da Oxitec consegue combinar uma poderosa ferramenta no controle da Dengue, Zika, e Chikungunya, que atua, inclusive, durante a alta temporada de procriação da espécie, através de liberações sustentadas. Sequencialmente, a população selvagem do Aedes Aegypti vai sendo reduzida de forma rápida, eficaz e direcionada, o que significa que insetos benéficos, como abelhas, joaninhas e borboletas, são preservados.


Projeto de Ciência de Oxford, desenvolvido no Brasil.


Cientistas, engenheiros e especialistas trabalharam incansavelmente nos últimos 10 anos para gerar dados científicos robustos, os quais resultaram na publicação de mais de 100 artigos científicos e na aprovação completa do produto pela Autoridade Brasileira em Biossegurança - CTNBio. PARECER TÉCNICO Nº 6.946/2020



Saiba mais sobre o assunto:


Empresa lança assinatura de 'mosquitos do bem' que combatem dengue - TecMundo


Biotecnologia, uma nova aliada contra as doenças endêmicas | Veja Saúde (abril.com.br)


Caixa do Bem: biotecnologia é usada contra a dengue - YouTube

Clique na imagem abaixo e acesso o site do Aedes do Bem™



Mais um projeto que vem ao encontro da filosofia de trabalho da ZeM, que engloba o cuidado com a saúde dos condôminos uma, senão a mais importante, obrigação dentre as tantas outras legalmente consideradas.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo